Partidos Piratas espalham-se pelo mundo
Um ano depois do surgimento do primeiro partido pirata do mundo, o “Pirate Party”, na Suécia, dezenas de agremiações similares espalham-se pelo planeta. Coordenados pelo Partido Pirata Internacional(PPI),o objetivo destes grupos é representar os usuários Web que estão cansados de ser apontados como criminosos e terroristas apenas porque trocam arquivos pela Internet sem que ninguém perca ou lucre com isso. Em seus manifestos, os partidos afirmam não quererem ver as nações em desenvolvimento definharem porque os países desenvolvidos se recusam a dividir a propriedade intelectual.
O PPI, pretende, ainda, combater diretamente qualquer tentativa ou idéia que ameace o livre fluxo de informação, e se recusará também a permitir o "absurdo da retenção de dados" baseada na desculpa de prevenção ao terrorismo ou para atender aos modelos de negócios da Riaa, a indústria fonográfica norte-americana. No Brasil, assim como na maioria dos países, as agremiações ainda estão no estágio de debates, mas em países como Holanda e Espanha, os grupos já estão registrados e preparados para participar de disputas eleitorais.
Microsoft usa desenho animado para combater pirataria de software
A Microsoft desenvolveu uma campanha que usa um desenho animado, com o objectivo de lutar contra a pirataria online. "Genuine Fact Files" tem a influência das histórias tradicionais de banda desenhada e mostra os perigos de realizar downloads de cópias ilegais de software.A campanha, que pretende consciencializar os utilizadores, começou a ser veiculada esta semana nos EUA após um mês de testes na França, Itália e Suécia.
Fonte: Diário Digital
Marcadores: notíciais