Campanhas de concientização não diminuem Pirataria
Pesquisa realizada pelo Ibope ,em dezembro, sobre a pirataria de produtos em três setores- roupas, tênis e brinquedos - constatou:
- O aumento de 45% no consumo de produtos piratas ;
- Cerca de 74% da população pesquisada continua comprando com freqüência, compra às vezes, ou já comprou produtos piratas.
- Os resultados nacionais indicam que 12% da população brasileira compra brinquedos no mercado informal e 24% compra roupas piratas, ou seja, cerca de um em cada quatro brasileiros compra roupas no mercado informal.
- A grande maioria dos entrevistados concorda que a pirataria contribui para a sonegação, diminuindo investimentos em setores como educação e saúde, bem como inibe novos investimentos que poderiam gerar mais empregos no país. Porém, os mesmos entrevistados justificam o hábito de compra com os seguintes argumentos: marcas famosas lucram muito, impõem preços altos e não são prejudicadas seriamente pelo consumo de falsificações; e a produção e comércio de falsificados geram muitos empregos nos países pobres, enquanto marcas famosas só criam vagas de trabalho nos países ricos.
- O dinheiro movimentado pelo comércio de roupas, tênis e brinquedos piratas no Brasil cresceu 45% em um ano, passando de R$ 16 bilhões, em 2005, para R$ 23,2 bilhões.
- Mesmo com as campanhas de concientização sobre os prejuízos provocados pela pirataria, 50% das pessoas entrevistadas continuam comprando produtos piratas.
A pesquisa foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e ouviu 1.715 com mais de 16 anos por encomenda da Associação Nacional para Garantia dos Direitos Intelectuais (Angardi) , pela Câmara de Comércio dos EUA e o Conselho Empresarial Brasil Estados Unidos (seção americana).
Fonte:Internet,Jornais e Revistas
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